Menos formados, mais Informados. Por mim, eu vou sair do molde

A dúvida é um direito. Viver não se trata de acumular certezas, mas de nos “protegermos” das certezas. Certezas viram sectarismo e preconceito. A dúvida gera medo no corpo, espicaça a alma, deixa-nos a nu, capazes de perguntar “e se?”.

Quando o “e se?” não for direito, a morte chegou. O homem tornou-se sábio que deu lugar à ignorância, pois sábio é aquele que sabe que não sabe e lida bem com isso.

Esta é era a da incerteza e, por isso, é também a da oportunidade… Das perguntas. É a era que nos permite sermos crianças por mais tempo, até ao fim da vida. E se?

E se tudo o que aprendeste até agora está errado? Permite-te desfazer-te e desfazer o que achas que aprendeste, porque está errado. Permite-te perguntar, “se eu pudesse, o que faria de diferente no mundo?” Budha que foi Budha pregava de terra em terra, Jesus que era Jesus aceitou ser crucificado.

Então, deixemos-nos de merdas para um lado, os vencidos da vida, que dizem que não vale a pena, os físicos quânticos, os teóricos e os místicos, para outro, que dizem que isto não é real e, por isso, não há nada para salvar. Permitam-me reinterpretar escrituras.

Melhorar o universo quer dizer julgá-lo, dizer que ele está mal. Mas diz o Taoismo que o “sábio nada faz e nada fica por fazer” , “desinteressado, atinge os seus fins”. Não julga, permite que o coração o guie. É disso que se trata.

Ler menos, sentir mais. Nunca tivemos tanta informação, tantos livros… Geramos Formados, não Informados (seria sair da forma). E, por mim, eu quero sair do molde. 2333 <3

 

Para contactar a autora:

(Serviços: Ensino e Formação, Explicações de Português, Filosofia, Comunicação e Marketing Digital)

Livros “Elas do Avesso” (físico e ebook); “Cartas de Amor a J” (ebook), “Inevitavelmente Poesia” (ebook), “Cartas a Deus” (ebook); Ensaios e Escrita Diarística (privados, se quiser receber, pode solicitar via formulário)

Partilhar
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *